Hoje existe uma grande demanda por cursos de educação a distância, um motivo primordial para que este cenário é a melhora da qualidade em serviços de internet no Brasil, ao analisar este quadro notamos a melhora significativa na velocidade de dados e na distribuição da rede de internet.

Essas circunstâncias fazem surgir um novo mercado, ainda pouco explorado em proporções de um país com dimensões continentais como o Brasil.

Por isso listamos 7 dicas infalíveis para obter sucesso na sua plataforma on-line.

1 – A segurança da plataforma EAD

A estrutura do conteúdo deve estar em segurança, já que os cursos geralmente são destinados aos alunos que optaram por utilizar uma plataforma de estudo fechada. Será importante verificar se a plataforma EAD funciona em protocolo https, e se atende ao escopo de segurança proposto. Faça a opção por um site que tenha seu conteúdo criptografado, estes protocolos de seguranças são necessários para evitar que hackers e pessoas que queiram fazer mal uso do conteúdo protegido por diretos autorais.

2 – Analisar os hábitos dos alunos

Em uma boa ferramenta EAD é necessário metrificar e analisar estrategicamente o desempenho de seus alunos, a possibilidade de obter êxito no conteúdo que está sendo ministrado é muito maior. Ao levantar dados da estrutura do material é possível pontuar e fazer comparativos do que provoca mais satisfação no aluno.

3 – Estrutura em vídeos

Procure oferecer uma plataforma que possa integrar com segurança o uso de vídeos. Mesmo que a plataforma integre somente textos, sabemos que uma plataforma em VídeoAula é um formato mais interativo e proporciona um maior interesse no usuário.

4 – Ambiente virtual

Muitas plataformas são complexas e dificultam a navegação e experiência no ambiente de aprendizagem. A plataforma que o aluno irá interagir deve ter visual intuitivo e agradável, é importante que o aluno fique tranquilo e confortável.

5 – Fluxo de finanças

Um dos quesitos indispensáveis ao ofertar um curso de EAD é a administração das finanças dos cursos. Os administradores do curso deverão se atentar se a plataforma oferece as formas de pagamento que convém.

6 – Aulas e tira dúvidas em tempo real

Uma das manobras mais sofisticadas dos cursos de EAD é a apresentação de conteúdos em tempo real. A integração de plataformas que possuem o recurso está de mãos dadas para um conceito educativo próximo da experiência em sala de aula.

7 – Canal aberto

Instrua na parte institucional que existe o suporte background do curso, indique que o conteúdo de ensino é criado e gerido por pessoas que se preocupam com o caráter individual de cada aluno, que existe além da interface EAD o aspecto humano e pessoal da entidade de ensino. De preferência para o atendimento on-line (contato direto com seus educandos), ofereça um canal de relacionamento e tira dúvidas para que este aluno se sinta confortável na hora de efetuar sua matrícula.